Como é feito o desenvolvimento de jogos com a Unity?

Vamos falar sobre desenvolvimento de jogos?

Desde o surgimento do primeiro vídeo game, por volta de mil-novecentos-e-bolinha (em 1972, pra ser mais exato) o número de pessoas apaixonadas por vídeo games, jogos e tudo relacionado a esse incrível mundo só tem crescido, eu, inclusive, sou uma dessas pessoas. Se você também é, não deixe de acompanhar o meu blog, nele eu irei falar sobre tudo relacionado a esse mundo, e para começar, eu vou falar sobre o desenvolvimento de jogos.

Os avanços da tecnologia, mais especificamente dos computadores, tem permitido que um número cada vez maior de pessoas conheçam esse mundo dos jogos e vídeo games, e, com isso, tem crescido o número de pessoas que se interessam pelo desenvolvimento de jogos e que desejam se tornar um desenvolvedor, algo que poucos anos atrás era considerado extremamente difícil.

 

Como é feito o desenvolvimento de jogos

Os smartphones, tablets e computadores, os quais estão se tornando cada dia mais populares e estão presente na casa da grande maioria das pessoas tem contribuído e muito para a popularização dos jogos, uma vez que existe uma imensa variedade de jogos desenvolvidos para cada plataforma, você não precisa mais ficar em casa preso aos fios de um vídeo game, o seu jogo preferido agora te acompanha aonde você for.

Um ótimo exemplo da popularidade desses jogos e de sua mobilidade é o fenômeno Pokémon GO, um jogo desenvolvido para dispositivos móveis e que consiste em o jogador sair de casa para capturar Pokémons pelas ruas. Esse jogo se transformou em uma febre mundial apenas poucas horas após o seu lançamento.

Os jogos desenvolvidos para os dispositivos móveis tem feito tanto sucesso quanto os desenvolvidos para os vídeo games. E isso tem levado muitas pessoas a colocarem a sua criatividade em prática e desenvolver o seu próprio jogo. Isso além de ser uma maneira de exercer algo que te dá prazer tem se mostrado uma excelente fonte de renda.

Mas, e eu?

Mas afinal, como eu posso me transformar em um desenvolvedor de jogos? Como acontece todo o desenvolvimento de jogos? Primeiramente você precisa ter uma ideia para um jogo, o próximo passo é escolher qual game engine você irá utilizar para desenvolver os seus jogos, a mais popular é a Unity 3D.

Uma game engine nada mais é do que um programa de computador, o qual será utilizado na confecção e no desenvolvimento do seu jogo digital. É com ela que você irá desenvolver toda a programação do seu jogo, criando modelos 3D e unindo som e imagem ao seu jogo. É muito comum utilizar-se se programas especializados para algumas criações, mas no final tudo é unido dentro da game engine.

A game engine Unity 3D facilita o desenvolvimento de jogos pois ela possui uma vasta biblioteca, com diversos modelos de scripts, de modo que bastam apenas alguns cliques para configurar um objeto ou um personagem para se comportar da maneira que você deseja. Essa game engine não é exatamente a mais simples, mas a quantidade absurda de tutoriais e sua vasta comunidade online faz com que ela seja, indiscutivelmente, a mais popular! .

Se você gosta desse mundo loucos dos games e deseja saber mais sobre ele, não deixe de acompanhar o blog, irei postar sempre conteúdos novos e interessantes sobre o mundo dos games.

Aquele abraço e te vejo na próxima!

Ir para a barra de ferramentas